terça-feira, fevereiro 27, 2007

Erosão ameaça costa portuguesa

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) que mais sofre com a erosão costeira: quase um terço da costa portuguesa está a ser destruído pelo mar.
A par das causas naturais, a intervenção do Homem é um dos factores que tem vindo a potenciar a erosão do litoral um pouco por toda a Euopa. A retirada, todos os anos, de cerca de 100 milhões de toneladas de areia que deveriam servir para repor as areias que são levadas pelo mar, é um dos factores que mais contribui para o desgaste da zona costeira. Normalmente, essas areias são retiradas pelo Homem para depois serem utilizadas na construção civil ou em barragens fluviais.
A progressiva erosão costeira tem efeitos nefastos. Ambiente e actividades humanas poderão ser as áreas mais prejudicadas com os danos provocados pela erosão das costas mas a destruição de casas, estradas e habitats naturais essencais para a vida selvagem são as consequências mais imediatas uma vez que a costa está a recuar entre 0,5 e dois metros por ano e, em alguns casos dramáticos, 15 metros. Prevêm-se ainda efeitos nas actividades económicas, principalmente no turismo.

1 comentário:

RubenGonçalves disse...

É preocupante saber que ambientes naturais irão ser destruidos, principalmente quando este facto se deve em parte á actividade humana.Tema interssante............