terça-feira, fevereiro 13, 2007

FÓSSIL DE DINOSSAURO GIGANTE É DESCOBERTO NA ESPANHA

Um dinossauro gigante totalmente desconhecido, primeiro representante de um grupo até então incógnito, foi descoberto na Espanha.
Este dinossauro saurópode (quadrúpede) herbívoro foi identificado a partir de fósseis encontrados no sítio arqueológico de Rideva (nordeste da Espanha), em camadas que remontam ao período chamado de limite Jurássico-Cretáceo, há cerca de 145 milhões de anos.
Os restos do animal, que recebeu o nome científico de Turiasaurus riodevensis, são compostos de esqueletos mais ou menos preservados, provenientes de diferentes partes de seu corpo (patas, dentes, vértebras cervicais, dorsais e caudais, omoplata...).
A julgar por seu tamanho e, particularmente, pelo comprimento do úmero (1m79), o turiassauro deveria pesar entre 40 e 48 toneladas, estimam os paleontólogos espanhóis, o que o aproxima dos maiores saurópodes conhecidos.
Os maiores dinossauros eram herbívoros porque a digestão das plantas é mais fácil quando elas são absorvidas em grande quantidade. Os dinossauros carnívoros terópodes (bípedes e mais altos, da ordem de 13 metros), como o gigantossauro e o célebre Tiranossauro rex, não chegam a ultrapassar as oito toneladas.
De destacar ainda que os maiores dinossauros identificados até hoje vinham da Ásia, da África ou das Américas e eram de espécies mais evoluídas, do grupo dos neosaurópodes.
Na imagem acima representada podemos ver um osso do saurópode encontrado na Espanha.

Sem comentários: