sábado, fevereiro 03, 2007

Espécie "invasora" - Acácia

A Acácia é ma espécie de carácter invasor. É uma angiospérmica, dicotiledónea, de crescimento rápido, atingindo uma altura entre os 8 e 15 metros, em média. É uma árvore de folha persistente, robusta, de porte erecto e simétrico. As folhas desta são elípticas, sendo os frutos castanhos-avermelhados e as terríveis sementes rodeadas por pedículos vermelho-rosadas.
A Acácia (Acacia melanoxylon) pertence ao reino das Plantas, à filo Magnoliophyta, à classe das Magnoliopsida, à subclasse das Rosidae, à ordem das Fabales, à família das Leguminosae (Fabaceae), à sub família das Mimosoideae, à tribo Acacieae e ao género Acacia.
Esta espécie é nativa das florestas tropicais do Sudeste da Austrália e da Tasmânia. No entanto, tem sido disseminada pelo resto do globo devido ao seu valor ornamental, ao valor da sua madeira negra e, também devido ao facto de ser considerada uma praga, estando muitos dispersa em todo continente e, inclusive, nos Açores.
Como já foi dito, neste momento, a Acácia é considerada uma praga, pois está bastante generalizada por todo o nosso país. Esta, foi introduzida em Portugal, pelos Serviços Florestais, cerca do século XIX, nas Zonas do Litoral Português e em Parques Naturais com o intuito de consolidar e estabilizar as dunas, Nas zonas próximas do mar, e proteger as culturas, nos Parques Naturais.
Esta planta tem causado uma perda de diversidade florística dos ecossistemas e é responsável pela monotonia estrutural destes, o que faz com que se reduza a riqueza natural e se origine um desequilíbrio ecológico acentuado. É ainda de salientar que, a concentração de acácias é maior junto às estradas, caminhos e terrenos de culturas, e em zonas que foram anteriormente atingidas pelo fogo, de tal modo que não seja estranho vê-las por toda a parte. Outros dos impactos da Acácia é o facto desta ter muita facilidade em se regenerar vegetativamente de forma vigorosa e reproduzir-se prolificamente após a ocorrência de um fogo. A sua reprodução é aparentemente estimulada pelo fogo, e a rápida regeneração após um fogo deve-se essencialmente à germinação a partir das sementes. Com a destruição da floresta existente pelo fogo, basta esta acácia existir no local, para que as grandes quantidades de sementes produzidas e estimuladas pelo calor das chamas levem a que a sua população colonize rapidamente todos os locais desocupados, não deixando espaço para as outras espécies.
Contudo, muitas têm sido as tentativas de acabar com a Acácias no nosso pai. Várias medidas como corte das árvores ou o uso de fitocidas, no entanto, e apesar destes meios já terem sido testados, a melhor hipótese parece ser evitar a sua plantação, uma vez que reage muito bem a outros distúrbios como à queima, como ao corte, porque volta a rebentar utilizando a reprodução vegetativa. É bastante tolerante à sombra, mas a promoção de sombra com outras espécies pode ser uma solução a médio prazo.

Curiosidades:
. A sua madeira é muito valorizada por ter uma fibra dura e compacta. Era utilizada na Austrália para fazer lanças, “boomerangs”, mocas e escudos. A parte interior da casca era utilizada para fazer cordas;. A sua madeira é utilizada e apreciada para mobília, barcos ou instrumentos musicais, o que justifica o desenvolvimento da sua exploração silvícola em alguns países;
. A Acacia melanoxylon é conhecida por causar alergia dérmica por contacto, o que acontece normalmente nas mãos.

Fontes:

http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/3AB70BDE-6B29-4E60-8404-E7210DFB13F7/65502/Anexo4.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acacia_melanoxylon
http://www.arboretos.cnpm.embrapa.br/arboreto/lista.html
http://www.cienciaviva.pt/veraocv/biologia/Bio2002/pdf/pena.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_esp%C3%A9cies_invasoras_em_Portugal

Sem comentários: