domingo, fevereiro 18, 2007

Argila tornou possível vida animal na Terra, diz estudo

A argila tornou a vida animal possível na Terra, segundo um estudo. Um rápido aumento do oxigénio na atmosfera, durante a história geológica recente do planeta, considerado extremamente necessário para a expansão da vida animal, ocorreu justamente quando o índice de formação de argila na superfície da Terra também aumentou, disseram os pesquisadores.
"Nosso estudo mostra pela primeira vez que o solo inicial que cobriu a superfície terrestre aumentou a produção dos minerais da argila e forneceu os processos geoquímicos necessários para oxigenar a atmosfera e sustentar a vida animal", disse um dos pesquisadores.
Analisando rochas sedimentares antigas, os pesquisadores encontraram evidências de um aumento no depósito de argila mineral nos oceanos durante um intervalo de tempo 200 milhões de anos, que se situou entre 1,1 bilhão e 0,54 bilhão de anos atrás. O aumento na formação de argila mineral e da oxigenação precederam (no tempo geológico) os primeiros fósseis animais.
Os minerais da argila formaram-se graças a interacções biológicas durante o desgaste das rochas, e então erodiram e escorreram para o mar, onde estão depositados como lama. Por serem quimicamente reactivos, eles atraem e absorvem matéria orgânica no oceano, protegendo-a e preservando-a.
O estudo enfatiza a possibilidade de que a colonização do continente por ecossistemas primitivos (possivelmente fungos) acelerou a formação de argila, como acontece actualmente. Ao serem carregados para o mar, os minerais da argila preservaram mais matéria orgânica nos sedimentos marinhos do que seria o caso de outra forma. Os pesquisadores afirmam que a acumulação do carbono contido na matéria orgânica permitiu que mais oxigénio livre existisse na atmosfera.

1 comentário:

Nuno Lopes disse...

Apesar de eu não gostar nem de minerais nem de rochas é sempre bom salientar a importância que eles tiveram para nós além dos relogios de quartzo e das pedras preciosas