sexta-feira, março 16, 2007

CIENTISTAS DESCOBREM GENE LIGADO À INFLAMAÇÃO DO SISTEMA DIGESTIVO

Cientistas americanos e canadenses descobriram um gene chave relacionado com a doença de Crohn, uma inflamação abdominal séria que afecta mais de um milhão de americanos, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.
A descoberta explica um mecanismo inflamatório maior que muda a compreensão das doenças ligadas a variações genéticas, informou a doutora Judy Cho.
Embora quase todas as variações deste gene estejam fortemente associadas com a doença de Crohn, uma delas parece gerar uma protecção importante contra a mesma afecção, garantiu Cho. Este avanço permite desenvolver novos medicamentos para
A doença de Crohn pode afectar todo o tubo digestivo, o colo e a região anal. Pode ser acompanhada de manifestações extra-intestinais (articulares, cutâneas e oculares) e às vezes até de localizações extra-digestivas.
As principais manifestações clínicas são dores abdominais e diarreias, que podem durar semanas, até meses, com complicações graves como oclusões e perfurações intestinais que requerem uma intervenção cirúrgica.

Sem comentários: