domingo, fevereiro 11, 2007

Estudo liga gene a cancro de próstata e de mama

Um gene, descoberto há poucos anos, pode elevar o risco de cancro de mama em mulheres e cancro de próstata em homens, diz. O gene, chamado Palb2, pode ter um papel em cerca de 1% dos casos de cancro de mama da população analisada na pesquisa - mulheres finlandesas - mas a sua descoberta lança luz sobre as complexas interacções genéticas que estão por trás da doença, dizem os autores do estudo.
"Cancro de mama pode surgir de uma grande variedade de anomalias genéticas, e mutações adquiridas durante a evolução do tumor são relativamente comuns na doença", disse um dos autores do trabalho, Bing Xia.
O novo estudo parte de trabalhos realizados por Xia e pelo médico David Livingston nas proteínas que interagem com as substâncias produzidas pelo gene Brca2, também ligado ao cancro de mama. "Descobrimos que o Palb2 ajuda a segurar o Brca2 em áreas importantes do núcleo da célula, onde o Brca2 conserta o DNA defeituoso", disse Xia. Mutações do Brca2 podem impedir que esses reparos ocorram, o que pode levar ao cancro. Se o Brca2 é normal, mas o Palb2 é defeituoso, o reparo também pode não acontecer.
Além de estudar mulheres finlandesas, os pesquisadores também avaliaram tecidos de homens com diversos tipos de cancro. Em uma família na qual o cancro de próstata vinha ocorrendo há várias gerações, todos os pacientes testados possuíam o gene Palb2 mutante, sugerindo uma ligação entre a configuração genética e a doença.


Sem comentários: