sábado, março 17, 2007

Acção geológica do mar e do vento

Quase toda a areia existente na Terra é produzida pela acção dos oceanos e do vento. As águas dos mares e oceanos desgastam e destroem as rochas da costa através de três tipos de movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas. Além disso, os movimentos do mar deslocam e redistribuem os detritos arrancados à costa e os materiais provenientes do continente, arrancados pelo rio. Todos estes materiais podem acumular-se nas praias sob a forma de cascalho e areia. O vento contribui, igualmente, para a destruição do relevo d Terra através de uma acção erosiva, que é máxima nas zonas desérticas, secas e de escassa vegetação. O vento arranca as partículas soltas das rochas e vai-as polindo até as converter em grãos de areia. Esta acaba por se depositar em praias e desertos, onde pode formar grandes aglomerados móveis – as dunas.
As ondas são o principal
agente erosivo que actua sobre a costa. A acção continua da ondulação provoca o retrocesso das escarpas e os fragmentos que deles se libertam depositam-se na base, constituindo a plataforma de abrasão. As ondas são provocadas pela acção do vento sobre a superfície marinha, provocando o movimento da água sob a forma de ondulação. Quando uma onda se aproxima da costa, choca com esta e retrocede.

Os materiais que se soltam dês escarpa, assim como os que são transportados pelos rios até ao mar, podem ser arrastados para outras zonas e depositam-se aí, formando, por exemplo, uma praia.

Os fragmentos de maiores dimensões permanecem junto à base da escarpa, mas as partículas mais finas podem depositar-se a grande distância da costa.

Dos agentes geológicos que actuam na litosfera, o vento é o que apresenta menor poder erosivo. Esta capacidade reduzida deve-se ao facto de o vento só poder deslocar partículas pequenas e, em geral, a poucos centímetros do solo.
O transporte das partículas arrastadas às rochas pelo vento é feito de três maneiras, de acordo com o seu tamanho: os de maiores dimensões por arrasto, os grãos de areia por saltação e as partículas de pó em suspensão.

Fonte:Activa e multimédia-enciclopedia de consulta-Ciências da Natureza

Sem comentários: