quarta-feira, março 21, 2007

Mosquito transgénico vai «atacar» malária

Segundo investigações divulgadas por cientistas americanos, o insecto transgénico é supostamente resistente ao vírus da malária os mesmos cientistas assim inserir os mosquitos geneticamente modificados no habitat natural a fim que estes substituam os insectos que transmitem a malária.
O estudo avança que a insecto transgénico é mais forte que os mosquitos comuns e consequentemente maior capacidade de sobrevivência na natureza.
Simulações efectuadas em laboratório demonstraram que os mosquitos responsáveis pela transmissão da malária desaparecem progressivamente com a reprodução da espécie - após nove gerações e cerca de 70 por cento dos insectos da comunidade já eram resistentes à malária.
Os cientistas da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, identificaram os mosquitos transgénicos de forma curiosa - além da transformação genética para repelir a malária, mudaram o DNA dos insectos para que eles tivessem olhos verdes e fluorescentes. Isso facilitou a contagem dos indivíduos transgénicos e dos comuns. Os transgénicos foram expostos ao parasita da malária e depois picaram ratos de laboratório - que não ficaram doentes, comprovando a eficácia da técnica.
A malária é cada vez mais uma preocupação uma vez que estudos recentes apontam que com o aquecimento global do planeta a Europa poderá vir a registar uma entrada da malária no continente daí os esforços feitos tendo em vista a sua "extinção".

1 comentário:

RubenGonçalves disse...

eata descoberta e muito importante, pois a malaria mata muitas pessoas anualmente.
e um tema interrsante....