quarta-feira, março 21, 2007

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares formam-se na superfície da Terra, a partir dos materiais transportados e depositados pelo ar e pela água (sedimentos). Os sedimentos podem conter fragmentos rochosos provenientes da crosta terrestre, restos de seres vivos e substâncias que estejam dissolvidas na água. Estes minerais, através da diagénese, podem transformar-se em rochas sedimentares. AS rochas sedimentares reconhecem-se facilmente, pois são formados por várias camadas sobrepostas de material rochoso (estratos). Os conglomerados, os arenitos, os calcários, as argilas, o carvão e o petróleo são algumas das rochas sedimentares mais conhecidas. As rochas sedimentares utilizam-se na construção de edifícios, no fabrico de cimento, gesso e tijolos e como combustível (carvão e petróleo).
Formação das rochas sedimentares
Os sedimentos depositam-se nas bacias de sedimentação, formando estratos. À medida que vão sendo cobertos por outros materiais que chegam à bacia, os sedimentos podem sofrer um conjunto de transformações, designado por diagénese, que compacta e cimenta as partículas que os constituem, transformando-se em rochas sedimentares. As rochas sedimentares classificam-se, de acordo com o tipo de sedimentos que as originou, em detríticas, não detríticas e orgânicas.
As rochas detríticas formam-se a partir de materiais transportados pelo ar ou pela água, sob a forma de partículas sólidas, que sedimentam por acção da gravidade. A água das bacias de sedimentação, que circula entre os sedimentos, pode fazer precipitar entre elas diversas substâncias nela dissolvidas (cimento). As partículas sedimentadas vão-se unindo umas às outras, transformando-se progressivamente em rochas. Consoante o tamanho das partículas que as originam (clastos), as rochas detríticas dividem-se em: conglomerados, formados a partir de cascalhos; arenitos, constituídos a partir de areias; e argilas, formados por partículas mais pequenas do que os grãos de areia.


Fonte:Activa e multimédia-enciclopedia de consulta-Ciências da Natureza

Sem comentários: