sexta-feira, março 23, 2007

Os estraros -- "Leitura"da Terra

Os minerais transportados pelos agentes geológicos externos (água e ar) depositam-se nas bacias de sedimentação, constituindo camadas horizontais sobrepostas, a que se dá o nome de estratos. Com o tempo, estes estratos de sedimentos podem dar origem a rochas sedimentares. Por vezes, as rochas sedimentares apresentam estratos tal como se depositam, e conservam restos de seres vivos – fósseis – que fornecem imensas informações acerca de como e quando se formou aquela rocha. Em outros casos, os estratos apresentam-se deformados por ondulações – rugas (figura) – ou por fracturas – diáclases – que constituem as chamadas deformações tectónicas produzidas pelas forças que se geram no interior da Terra.

Os estratos
Um estrato é uma camada de rocha delimitada por duas superfícies planas, designadas por superfícies de estratificação. A parte superior designa-se por tecto e o muro é conhecida como a parte inferior do estrato. Num estrato pode-se inclusive verificar que os estratos mais perto da superfície são mais recentes que os estratos que se encontram mais em “profundidade”. Este princípio da sobreposição dos estratos foi enunciado por Niels Seno no século XVII.

Como já foi referido nos estratos das rochas sedimentares, por vezes, encontram-se fósseis, sendo que, muitos deles, são óptimos para determinar a idade da rocha uma vez que viveram durante o período de tempo em questão. A esses fósseis designa-se por fósseis característicos e alguns dos quais estão presentes na figura abaixo representada.

Fonte:Activa e multimédia-enciclopedia de consulta-Ciências da Natureza

Sem comentários: