domingo, maio 20, 2007

EQUIPE INTERNACIONAL DECIFRA O GENOMA DA ABELHA DOMÉSTICA

O insecto mais útil da Terra, e também um dos mais interessantes, deixou de ser um mistério genético. Porque acabou-se por determinar a sequência completa do genoma da abelha doméstica (Apis mellifera), com dados que devem transformar o insecto numa ferramenta fundamental para entender a evolução da complexa vida social dos insectos, sem falar na sua importância económica para o homem.
Aliás, a ligação com o homem é uma das partes mais intrigantes do trabalho. Diversos elementos do DNA das abelhas são mais parecidos com o do ser humano e o dos demais mamíferos e vertebrados, e diferentes dos outros insectos. A razão para isso, porém, ainda é um mistério, de acordo com os pesquisadores.
O papel dos pesquisadores da USP foi estudar como os dados do genoma podem explicar a divisão das abelhas em castas sociais muito bem delimitadas. As principais são as operárias, pequenas, estéreis e responsáveis por todo o trabalho pesado na colmeia, e as rainhas, muito maiores e absurdamente férteis, cujo papel é ser literalmente mães da colónia inteira.


Sem comentários: