terça-feira, junho 05, 2007

Sapo fluorescente e 23 outras espécies são achadas no Suriname

Um sapo fluorescente de cor púrpura é uma das 24 novas espécies descobertas nos planaltos do Suriname contudo, são criaturas ameaçadas pelo garimpo ilegal.
A descoberta de tantas espécies fora classe dos insectos é extraordinária e aponta a necessidade de pesquisas em regiões distantes, uma vez que se encontrou muitas novas espécies de sapos e peixes também.
O sapo de duas tonalidades tem a pele coberta por traços fluorescentes numa cor púrpura-azulada, sobre um fundo na cor de berinjela. Foram, inclusive, encontradas, no mesmo local, quatro outras novas espécies de sapo, além do descrito acima, seis espécies de peixe, 12 besouros coprófagos e uma nova espécie de formiga.
Foram também encontradas 27 espécies nativa do Escudo das Guianas, que abrange Suriname, Guiana, Guiana Francesa e o norte do Brasil. Um deles era o raro peixe-gado com carapaça, que os ambientalistas temiam já estar extinto devido à contaminação provocada por garimpeiros num riacho onde a espécie havia sido vista pela última vez, há 50 anos.
Incluindo as novas espécies, os cientistas observaram 467 espécies, indo de grandes felinos, como panteras e pumas, até macacos, répteis, morcegos e insectos.


1 comentário:

RubenGonçalves disse...

de facto é espectacular a grande biodiversidade existente no nosso planeta, está-se sempre a descobrir espécies novas...........
é uma noticia interssante