quinta-feira, junho 07, 2007

Genes de sete doenças graves detectados

Um estudo permitiu descobrir genes que aumentam o risco de sete doenças graves, mas muito comuns na população mundial. Ao todo foram analisadas amostras de ADN de 17 mil pessoas, o que permitiu a identificação de novas variantes genéticas para a depressão, doenças coronárias, diabetes de tipo 1 e tipo 2, doença de Crohn, hipertensão e artrite reumatóide.
Um dos genes detectados duplica o risco de doenças coronárias, tornando-se tão significativo, em termos de factor de risco, como níveis de colesterol alto.
Cada um dos novos genes descobertos aumenta a probabilidade de se vir a ter determinada doença, porém, os cientistas sublinham a importância de outros factores, como o estilo de vida.
Os cientistas estão também a tentar identificar genes no ADN humano responsáveis pelo aumento do risco de doenças como a tuberculose, cancro da mama e esclerose múltipla.


1 comentário:

Pedro disse...

bom post joao!!!
com estes progressos penso k a qualidade de vida d tds as pessoas afectadas por estes tipos de doenças irá aumentar!!! e quiça no futuro, estas doenças tornarao-se menos frequentes no seio das populaçoes!!!