Desde 1999, foram pavimentados mais de 300 quilómetros de estradas do País com betume que tem granulado feito a partir de 900 mil pneus usados. Este facto não tem vantagens só a nível ambiental,mas também as técnicas, de segurança, durabilidade e conforto, nomeadamente diminuição do ruído são vantagens destes pneusO granulado de borracha usado no betume é como que “reutilizado” na Recipneu onde, só no ano passado, foram recicladas 25 mil toneladas. A cada seis segundos, é processado um pneu. A tecnologia instalada utiliza um processo importado dos Estados Unidos, denominado processo criogénico. Os pneus passam pela moagem para ficarem em pedaços mais pequenos e entram depois num túnel com uma temperatura de cerca de 80 graus negativos. No final do processo, obtêm-se dois tipos de granulado. O mais fino é utilizado para fabricar o betume usado nas estradas; o granulado um pouco maior serve por exemplo para encher os campos desportivos de relva sintética. Noventa e cinco por cento deste produto são exportados para a Europa, África, Médio Oriente e Ásia. Até há poucos anos, os pneus em fim de vida constituíam um dos grandes problemas ambientais do País, com milhares de toneladas destes resíduos abandonadas à beira das estradas ou queimadas a céu aberto. Desde 2003, quando compramos um pneu, pagamos um valor que financia o sistema de recolha e de encaminhamento adequado. No caso dos pneus para automóveis ligeiros são 80 cêntimos a somar ao preço do pneu. A Valorpneu é a entidade que gere o sistema de recolha e destino final dos pneus usados. O objectivo recolher 95% dos pneus usados, recauchutar pelo menos 30% e valorizar o restante, sobretudo através da reciclagem, mas também através da valorização energética na indústria cimenteira.
Fonte:sic.sapo.pt/online/blogs/terraalerta?month=052007#Pneus%20usados
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