sábado, janeiro 20, 2007

NOVAS ESPÉCIES APARECEM

DEZ NOVAS ESPÉCIES DE PEIXE SÃO ACHADAS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Um grupo de cientistas descobriu dez espécies de peixes até agora desconhecidas no pequeno arquipélago de São Tomé e Príncipe, em frente à costa da África ocidental. A equipa de cientistas observou, também, 50 espécies de peixes que até agora não haviam sido vistas na região.Segundo um cientista estas descobertas não vão ficar por aqui visto que, sendo águas tropicais situado sobre o Equador, e de esperar que novas espécies apareçam.
SUBESPÉCIE DE PAPAGAIO REAPARECE APÓS 130 ANOS NA AUSTRÁLIA
O cientista e documentalista australiano John Young conseguiu localizar uma colónia de papagaios-
do-figo-de-cara-azul, uma ave que não era vista na Austrália há 130 anos.

O grupo detectado por Young é uma subespécie pertencente ao género "Psittaculirostris", redescoberto há dias.

CIENTISTAS ACHAM MAIS DE 50 NOVAS ESPÉCIES NO MAR DA NOVA GUINÉ
No dia 18 de Janeiro foi anunciado a descoberta de mais de 50 novas espécies de animais marinhos, entre peixes, corais e crustáceos. A diversidade de vida nas águas da região conhecida como Cabeça de Pássaro levou a equipe a classificá-la como o ambiente marinho mais rico do planeta.
A conta de novas espécies engloba, por enquanto, 26 novos peixes, 20 novos tipos de coral e oito novos camarões-estalo - crustáceos esquisitos e ferozes que parecem uma mistura de camarão com louva-deus, capazes de cortar vidro de aquário com suas pinças. Mais impressionante ainda, porém, é a biodiversidade total do lugar: são mais de 1.200 espécies de peixe e 600 de corais construtores de recifes (o equivalente a 75% do total mundial).
A região parece funcionar como uma verdadeira fábrica de diversidade de vida. Possui grande variedade de ambientes, de mangues a recifes oceânicos, e está sujeita a grande actividade vulcânica. Assim, vários pedaços da Cabeça de Pássaro ficaram isolados, formando lagoas marinhas, ao longo de milhões de anos, e depois voltaram a ter contado com o mar. Assim, novas espécies surgiam por causa desse isolamento, podendo, mais tarde, sair lá.

2 comentários:

Tony Pacheco disse...

Não concordamos com algumas colocações ecológicas, mas gostaríamos de trocar idéias.Por favor, visite nosso blog http://osinimigosdorei3.blogspot.com e vamos conversar.

Tony Pacheco disse...

Em nosso blog http://osinmigosdorei3.blogspot.com nós discordamos de algumas visões ambientalistas. Vamos debater?