segunda-feira, outubro 09, 2006

Ácidos Nucleicos


Os ácidos nucleicos são moléculas que cumprem duas funções essências: armazenar e transmitir a informação genética que caracteriza cada indivíduo e dirigir a actividade celular. São constituídos por cadeias em que cada elo é um nucleótido. Existem quatro tipos diferentes de nucleótidos, as quais, segundo a sua disposição e sequência, determinam as diferentes mensagens genéticas que a célula utilizará em função das suas necessidades. Há dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico e o ácido ribonucleico.


O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, encontra-se no núcleo da célula. É constituído por duas cadeias de nucleótidos, que são antiparalelas, que estão ligados por pontes de hidrogénio entre as bases azotadas e que se enrolam em volta do mesmo eixo, dando origem a uma estrutura em forma de dupla hélice. É a molécula responsável pelo armazenamento da informação genética de cada ser vivo e pela conduta da síntese proteica, mesmo sem sair do núcleo, visto que este processo tem lugar no citoplasma da célula.


As duas cadeias de nucleótidos que constituem o DNA mantêm-se unidas entre si graças às pontes de hidrogénio, que são ligações entre os átomos de hidrogénio de duas moléculas diferentes



Cada um dos nucleótidos que formam as cadeias de DNA é constituída por: uma molécula de um glúcido chamado desoxirribose; outra molécula que contém fosfato; e uma molécula azotada, que pode ser a adenina, a timina, a citusina ou a guanina.


O ácido ribonucleico é uma molécula muito parecida com o DNA, mas muito pequena e constituída por uma única cadeia de nucleótidos. Existem vários tipos de RNA, podendo-se destacar por exemplo o RNA mensageiro. Este tem a capacidade de copiar a mensagem genética do DNA e de sair do núcleo celular para a transmitir a qualquer parte da célula onde esteja a decorrer a síntese de proteínas. Daí o nome de mensageiro; há inclusive p tRNA, isto é, o RNA de transporte que como o próprio no
me indica transporta algo, neste caso aminoácidos para os ribossomas necessários para a síntese de proteínas.



Molécula de uma só cadeia

Possui ribose em vez de desoxirribose


Uracilo que substitui a timina










Sem comentários: