número total cromossomas (2N) e que se diz diplóide) como na reprodução assexuada (quando um indivíduo se reproduz, transmitindo à sua descendência uma informação genética igual à que tem. Neste caso, os filhos são iguais ao progenitor. Neste caso, o facto das características do progenitor serem iguais à dos seus descendentes permite com que haja menores probabilidades de sobrevivência.).
Com a mitose (divisão celular) garante-se que a informação genética das células filhas seja idêntica, visto que o DNA se duplicou. Célula em telofase (final da mitose).
A mitose é um processo de divisão celular pelo qual, a partir da célula mãe, se formam duas células filhas com igual informação genética. Primeiramente há a divisão do núcleo (sendo que antes de ocorrer este fenómeno cada cromossoma faz uma cópia de si mesmo de forma a repartir-se por igual entre as duas células filhas, sendo que, dessa forma, cada uma delas herda a mesma informação genética), seguido pela divisão do citoplasma. Na mitose pode-se distinguir cinco fases:
1ª Interfase
É o período que decorre entre uma mitose e a mitose seguinte. Nesta fase, a célula duplica os seus cromossomas.
2ª Profase
3ª Metáfase
Aparece uma estrutura constituída por fibras que vão de um extremo ao outro da célula, chamado fuso mitótico, à qual aderem os cromossomas.
4ª Anafase
5ª Telofase
Os cromossomas tornam-se invisíveis e forma-se uma membrana nuclear em volta de cada núcleo filho. Finalmente divide-se o citoplasma.